Followers

Parceiros

Contador de visitas ♥

Visitantes ♥

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

"Mamis" por um dia ... ~ experiências vem e vão...

Posted by Luciana Oliveira | quarta-feira, 7 de outubro de 2009 | Category: |


Domingo, dia 04/10 , fui ao mineirinho com meu pai de moto para fazer algumas comprinhas.  Na volta para casa passamos de moto por uma avenida e notamos uma bolinha escura no chão, pensei que algo havia caido da moto quando meu pai deu meia volta e foi em direção a bolinha. Quando ele parou, eu olhei para o chão e vi que a bolinha se mexia e fazia barulhinhos também. Meu pai o pegou e me entregou, e para meu espanto era um filhote de passarinho muito pequeno e peludo. Ele estava exatamente no meio da avenida e foi uma sorte ter continuado vivo. Fiquei sem saber o que fazer e meu pai pediu para que eu o coloca-se no meio-fio. Mas como? tão fofinho e pequeno!! e se ele voltasse para a rua?? Não. Eu ia leva-lo para casa. E o fiz (!).


Olhaa ele !!!
 
   E quando cheguei em casa fui mostra-lo para minha mãe que disse milhoes de nomes possiveis de raças de passarinhos. Eu não conhecia nenhum deles, então não fez diferença, mas uma coisa era certa, ele ou ela estava morrendo de fome. E o que eu daria de comer?? Minha mãe sugeriu fruta e foi uma boa pedida. Ele foi comendo e meio que durmindo ao mesmo tempo. E percebi que se eu fosse cuidar como " mãe" teria que lhe dar um nome. E como não é possivel saber o  sexo, escolhi Jubileu, que serve para ambos os sexos. E caiu como uma luva.

   No outro dia veio uma contradição, meu bebê não podia viver de banana amassada, ele precisava de uma comida propria, mas qual? Alpiste? isso eu tinha em casa pelo menos. Mas ele é um bebê, eu não fazia ideia de onde achar minhocas, e alimenta-lo assim não seria nada , nada agradavel. Resolvi leva-lo a casa de ração.

   E o que veio a seguir não foi nada bom. O "homem" da casa de ração me disse que ele podia ser um filhote de beija-flor, e começou a alimenta-lo com uma papinha de ração molhada na agua. Mas como assim? Beija-flor? o bico dele nem é pequeno e ele é fofinho, uma bolinha de pelos!!! não pode ser beija- flor! Se fosse um eu teria de solta-lo e rapido.

Filhote de beija-flor
  Voltei com ele para casa meio sem graça sabendo que teria de solta-lo. E foi então que resolvi pesquisar no google a foto de um filhote de beija-flor. E para minha tristeza ele realmente se parecia com um. Observe só a foto:

  Pra mim o bico do beija-flor era muito mais comprido, mas querendo ou não parecia...
  Minha mãe deu um ataque quando olhou as fotos._ Simplesmente leve esse passaro e entregue ao Zoologico, você não vai prender um beija flor! Isso é um pecado!

Ok... eu levaria ele ao zoo, mas se não fosse um beija flor eu o traria de volta!

E foi assim, no outro dia bem cedo o levei ate o zoo, e perguntei para um rapaz na portaria se conhecia algum passaro como Jubileu. Na hora a reação dele foi estranha, ele começou a passar a mão na testa e fez um cara torta. Meu primeiro pensamento foi: " Pronto, agora vão me dizer que o passaro é de raça e que vou pagar uma multa por mante-lo em cativeiro..."

Mass.... o que ele perguntou foi:
_Onde você o achou?
_Perto da pampulha, proximo ao muro aqui do zoo...
_Ele se chama Saíra, tem varios dele aqui...
_Não é um beija-flor?
_Não. Por que você não deixa ele aqui?
_ O que vão fazer com ele?
_ entregamos a veterianaria, ela cuida deles ate uma certa idade e depois os solta.

Maravilhaaaa???? Não!

Havia uma questão no ar... eu estava amando cuidar dele, e ve-lo durmi na palma da minha mão, foi incrivel como me apeguei aquela bolinha de pelo verde luminoso... mas não era certo priva-lo da natureza e da liberdade. Sendo essa ultima uma das coisas que eu mais prezo na vida. É como se você tivesse um filho, você não quer solta-lo, nem deixa-lo sozinho, apenas quer mante-lo em baixo de suas asas. O que certamente é errado. E tive que tomar minha decisão.

Ele seria muito bem cuidado e  depois voltaria para natureza.

E foi assim, o entreguei, agradeci e fui me afastando , ainda ouvindo os pios dele.
Triste. Mas o melhor a fazer.



Quand voltei pra casa, pesquisei na internet sobre o filhote de saíra e foi incrivel, agora sim era ele, mas o mais impolgante veio depois... Quando pesquisei como ele ficaria adulto. E como ele vai ficar eu mostro aqui nessa foto:















Filhote de saíra.

















Saíra adulto.





Lindoooooo.... meu bebeê... huahuahuahuah



P.S.: Quando filhotes, o saira macho é verde, e a femea é azul claro. Quando crescem podem ficar de diversas cores, o mais famoso é o Saíra sete-cores (na foto acima) .



~~Ultimas Lembranças~~

Ontem, quando fui limpar a gaiola e a caixinha onde ele durmiu, encontrei tres penas caidas.Que provavelmente são dele, já que nenhum outro passaro esteve lá ontem. E pela cor e detalhes, creio que ele vai virar um lindo passaro, desses que chega a ser pecado mante-los em cativeiro. A natureza é perfeita demais...




Currently have 1 comentários:

  1. Oi Lu! Adorei este post, nossa. Esse passarinho é fofo demais! E veja essas penas...uau. A natureza é perfeita mesmo!

    É um pouco triste dizer "adeus" a um amigo né - mas vc tomou a decisão correta. Agora ele vai poder viver na natureza e voar com essas asas lindas :)E quem sabe...um dia ele pode dar uma volta na sua casa pra te agradecer! ;)


Leave a Reply